FORMATANDO UM PC COM WINDOWS 7 DE FORMA FÁCIL

Muita gente tem arrepios toda vez em que ouve a frase “formatar um computador”. Isso porque tal tarefa sempre foi associada a algo complicado, trabalhoso e reservado apenas para os técnicos de informática. Logicamente que os profissionais do ramo conseguem realizar esta ação com mais facilidade, mas formatar uma máquina está longe de ser um bicho de sete cabeças.

Você mesmo pode fazer isso em sua casa, desde que tomando alguns cuidados, obviamente, para evitar problemas com a perda de dados essenciais. Além disso, é vital que você tenha uma cópia do sistema operacional para poder reinstalá-lo no equipamento. E se você ainda acha que formatar uma máquina é coisa de outro mundo. Antes de iniciar a formatação o ideal é fazer um backup de seus dados. Isso pode ser feito salvando tudo manualmente em pendrives ou HD externos, ou ainda enviando arquivos para a nuvem, em serviços como OneDrive, Google Drive, Dropbox, Copy e Box.

Formatação rápida e fácil de computadores com Windows 7.

A versão do software também conta com funções específicas para você retornar a máquina ao seu estado original, ou seja, como se estivesse sendo ligado pela primeira vez. Veja abaixo:

1. Abra o Menu Iniciar e clique sobre a opção “Painel de Controle”.

2. Na caixa de pesquisa do Painel de Controle, procure por “recuperação” e, quando o resultado for exibido na tela, clique em “Recuperação”.

3. Clique em “Método de recuperação avançado”.

4. Agora você deve escolher a opção que indica a restauração completa do Windows para o seu estado original — ou seja, a formatação de todo o conteúdo (como programas e arquivos). Ela pode aparecer sob o nome “Retornar o computador à configuração de fábrica” ou então “Reinstalar o Windows”. Qual das opções será exibida para você vai depender da escolha feita pelo fabricante. Os dois recursos guardam algumas diferenças. São elas:

  • Retornar o computador à configuração de fábrica – Quando esta é a opção disponível, o Windows será retornado ao mesmo modo em que saiu da fabricante. Isso quer dizer que programas pré-instalados pela montadora estarão novamente em sua máquina;
  • Reinstalar o Windows – Se esta é a opção disponível, provavelmente você tem um Windows “puro” e o sistema será totalmente reinstalado em sua máquina.

Lembre-se: ao realizar esta tarefa no Windows 7, os arquivos pessoais (presentes na pasta “Documentos”) são salvos automaticamente dentro de uma pasta chamada “Windows.old”. Contudo, é altamente recomendável fazer um backup manual de informações sensíveis, salvando tudo em um pendrive, em um HD externo ou na nuvem para evitar qualquer problema com perda de dados.

Se você está formatando o computador para vendê-lo, por exemplo, pode apenas excluir esta pasta de backup para não passar o PC adiante com suas informações.

POST DO SITE: CANALTECH

https://canaltech.com.br/windows/tutorial-como-formatar-um-pc-com-windows/


Deixe uma resposta